No primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio goiano registraram crescimento de 2,4% comparadas ao mesmo período de 2022
As vendas no comércio varejista de Goiás tiveram pequena alta de 1,1% em março deste ano, na comparação com fevereiro, e de 1,7% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Desta forma, no acumulado deste ano o setor registram alta de 1,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17/5) pelo IBGE.
No primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio goiano registraram crescimento de 2,4% comparadas ao mesmo período de 2022. Esse aumento geral no volume de vendas pode ser explicado pela alta nas vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,3%). Além de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,5%); e móveis e eletrodomésticos (6,2%).
O segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação já acumula alta de 27,5% nas vendas neste ano em Goiás. Por outro lado, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo ainda acumula retração de 2,8% em 2023. Apesar da pequena alta de 0,3% nas vendas em março.
O comércio varejista ampliado goiano, por sua vez, apresentou alta de 2,8% em março. Principalmente, devido ao aumento de 19,3% no volume de vendas de veículos, motocicletas, partes e peças no Estado.
Já as vendas do segmento de material de construção continuam em queda no Estado (- 11,1% em março), como também as do segmento de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-31,5%).
As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,8% em março, quando comparadas com fevereiro. As maiores altas foram no Espírito Santo (5,7%), Paraíba (5,4%) e Alagoas (4,8%). Na mesma comparação, o volume de vendas do comércio varejista ampliado cresceu 3,6%.
Fonte: Empreender em Goiás
© CDL Goiânia 2023 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GO!Sites