Varejo em 2024: Tendências e oportunidades

8 de fevereiro de 2024
Evolução no formato de vendas e uso da inteligência artificial integram grupo de ações bem sucedidas nos negócios

Acompanhar as novidades que envolvem o mundo do varejo nem sempre é tarefa fácil. Com a constante evolução dos meios de comunicação e das ferramentas que chegam mês após mês para facilitar a vida das pessoas, decidir no que investir nem sempre é tarefa fácil.

Para trazer luz a assuntos relevantes deste meio, a edição de 2024 da Retail’s Big Show (NRF), realizada há mais de 100 anos em Nova York, sempre no primeiro mês do ano, apresentou tendências inovadoras para pequenos e grandes negócios. A reinvenção das lojas físicas, a hiperpersonalização e o uso da inteligência artificial foram alguns dos temas destacados. 

Segundo o vice-presidente executivo da WD Partners, Lee Peterson, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo varejo é tornar as lojas físicas ainda mais atrativas. Essa necessidade surge a partir das mudanças comportamentais dos consumidores, que optam cada vez mais por compras pela internet. “Isso não significa o fim das lojas físicas, mas sim a urgência para os varejistas de integrar de forma eficaz os mundos físico e virtual”, diz.

Complementando a necessidade de oferecer uma boa experiência aos clientes, o CEO da ONE Friedman, Fabio Aloi, apresentou métodos voltados à hiperpersonalização. Na prática, o conceito consiste na promoção de uma experiência customizada durante cada etapa da compra, proporcionando a criação de memórias exclusivas – fator que gera profunda conexão entre marca e consumidor.

Dentro do processo evolutivo das ferramentas aplicadas ao varejo, a inteligência artificial ganha visibilidade. O que era apenas ficção em um passado não muito distante, hoje é uma realidade que está na palma das mãos. Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia e participante da NRF 2024, concorda que a I.A. contribui ativamente para o desenvolvimento do comércio, quando bem utilizada. “Hoje podemos personalizar a jornada do consumidor, ter eficiência nas operações das lojas e integrar todo o ecossistema dos negócios com a ajuda da inteligência artificial. É claro que, para isso, é necessário buscar informação e conhecimento”, detalha.

Comitiva goiana na Retail’s Big Show

Goiás foi um dos estados brasileiros mais bem representados na NRF 2024. Juntamente com o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, e conselheiros da entidade, estavam também o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, e demais representantes do Sistema CNDL. A comitiva goiana contou também com a presença do deputado estadual delegado Eduardo Prado (PL). 

Neste ano, a Retail’s Big Show reuniu mais de 40.000 participantes e expôs mais de 6.200 marcas de mais de 100 países. Em 2025, a NRF acontecerá em Nova Iorque entre os dias 12 e 14 de janeiro.

Fonte: Assessoria de comunicação/ CDL Goiânia, com informações do portal zoop.com

Gostou do conteúdo? COMPARTILHE
Em que podemos te ajudar?