Sondagem aponta disposição dos goianienses para compras no Dia das Crianças

Levantamento da CDL Goiânia indica que 78% dos consumidores da capital devem ir às compras

Faltando poucos dias para o Dia das Crianças, consumidores da capital já se mostram decididos quanto aos detalhes da comemoração. Uma sondagem da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia apontou que 78% dos goianienses pretendem presentear na data. Os dados locais superam levemente a tendência do restante do Brasil. Uma
pesquisa divulgada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que 73% dos consumidores brasileiros planejam ir às compras.

Quanto aos motivos para não presentear, a maioria dos goianienses (41%) informou que não possui alguém para oferecer a lembrança, seguido por 32% das pessoas que afirmaram não considerar a data importante. Já 27% disseram não possuir condições financeiras para comprar presentes.

Filhos e enteados serão os mais presentados

Os participantes do levantamento local apontaram que a maioria dos presentes serão destinados aos filhos e enteados (38%), seguidos por sobrinhos (30%), afilhados (18%), netos (7%), irmãos (3%), filhos de amigos e ações beneficentes (2%) e pais, amigos e outros (1%).

Cada comprador afirmou que tem a expectativa de adquirir, em média, três presentes – superando o índice nacional de 2,2 itens – e a maioria (46%) pretende desembolsar até R$ 80, enquanto 36% optaram por investir de R$ 81 a R$ 150 em cada item. Considerando a população economicamente ativa, a intenção de compras e a quantidade média de presentes, a data deve movimentar mais de 220 milhões de reais no mercado goianiense.

“Os números projetam que o consumidor está disposto a participar ativamente da comemoração. Esse é um bom termômetro que aponta para uma melhora nas vendas para os outros festejos deste fim de ano”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.

Na comparação do valor do presente deste ano com o do ano passado, 43% afirmaram que o investimento em 2022 será na mesma faixa de preço de 2021, 25% investirão menos e 16% vão gastar mais. A sondagem apontou ainda que, apesar da intenção de presentear, 32% dos respondentes afirmaram estar inadimplentes.

Maioria deve fazer pesquisa de preço

Do total de entrevistados, 82% informaram que irão realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra e o método de pagamento mais utilizado será o cartão de crédito parcelado (28%). Em seguida, estão o cartão de débito, com 23% da preferência, cartão de crédito à vista, com 18%, Pix (15%), dinheiro (14%) e crediário próprio (2%).

Os dados ainda mostram que 61% devem fazer as compras presencialmente. Os shoppings são os locais preferidos por 42% dos participantes, seguido por lojas de rua (36%) e feiras (5%). Já 39% dos consumidores pretendem adquirir presentes no ambiente online.

Dentre os principais atrativos que influenciam a decisão de compra dos goianienses, 28% dos consumidores apontaram preço e promoção, 18% lembraram da qualidade e localização da loja, 12% afirmaram observar o bom atendimento, 11% desejam ter variedade de produtos, 6% querem um bom ambiente e estacionamento facilitado, 2% gostariam de ganhar brindes. A rapidez na hora da compra aparece em último lugar, influenciando a decisão de 1% dos participantes.

Brinquedos lideram a preferência dos consumidores

Os brinquedos são os itens favoritos para 48% dos compradores goianienses. Já as roupas correspondem a 28%, seguidas por calçados (12%), perfumes, cosméticos, eletroeletrônicos e serviços (3%), livros (2%) e relógios, jóias ou acessórios, com 1%.

O levantamento aponta também que a compra dos presentes deve acontecer principalmente entre os dias 03 e 10 de outubro (37%). Na sequência, estão as datas entre 26 de setembro a 02 de outubro, com 34%, e antes de 25 de setembro (20%). Já 9% confirmaram que irão às compras na véspera ou no Dia das Crianças.

 

Fonte : Ascom

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