Levantamento aponta que 90% dos clientes buscam conceito que facilita a experiência de compra. Planejamento das empresas é fundamental para implantação do formato
18 de outubro de 2023
Uma pesquisa de mercado realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic apontou que 9 de cada 10 consumidores esperam mudanças de estratégias das empresas durante o atendimento. Essa nova necessidade, conhecida como omnicanalidade, integra diversos canais de comunicação e divulgação, além de melhorar a experiência de compra do cliente.
Para ilustrar, o conceito permite que o cliente faça a busca de um produto ou serviço pelo computador, concretize a compra via aplicativo e, por fim, busque o item em uma loja física. O caminho inverso também é válido. O que importa é a facilidade oferecida ao comprador em qualquer momento.
Como fazer?
Gerente de negócios e relacionamento da CDL Goiânia, Wanderson Lima explica que alguns passos devem ser seguidos para o sucesso dessa implementação, mesmo em pequenas empresas. “Conhecer seu público é a base para definir como será a comunicação para impactar de modo eficaz”.
O segundo passo é avaliar os pontos positivos e negativos das ações realizadas pela empresa e observar quais são as reclamações mais frequentes. “Aqui os feedbacks devem ser solicitados em cada etapa do processo de vendas ou em cada contato com o consumidor”, pontua Lima.
Investir em tecnologia para integrar as informações dos clientes vem na sequência. Um sistema de CRM pode ser uma boa ferramenta. “O objetivo é ter o cadastro disponível na loja física, na virtual, ou em qualquer plataforma utilizada pela empresa”, detalha o gerente, que ainda acrescenta a necessidade do investimento em uma automação de marketing para facilitar a comunicação.
A recomendação final do gerente é sempre monitorar os resultados da implantação do omnichannel, já que o objetivo desta estratégia é aumentar o percentual de vendas.
Fonte: Assessoria de Comunicação CDL/Goiânia
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