Data deve movimentar aproximadamente R$ 165 milhões na capital. Ticket médio será de R$ 200 por produto
13 de novembro de 2023
Um levantamento conduzido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia constatou que 61,6% dos consumidores da capital devem ir às compras durante a Black Friday. Considerando apenas a população economicamente ativa residente em Goiânia, e sem considerar o turismo de compras ou a Região Metropolitana, serão aproximadamente 412 mil pessoas em busca das promoções oferecidas na data.
A sondagem ainda mostrou que serão adquiridos dois produtos por cliente. O ticket médio será de R$ 200 para cada item. Localmente, serão movimentados no comércio aproximadamente R$ 165 milhões. “A Black Friday vem se consolidando no calendário de compras dos brasileiros e o consumidor se prepara bem para a data. Sabendo disso, as empresas devem apostar em promoções reais e agressivas para chamar a atenção desse cliente”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.
Quase todos os consumidores vão fazer pesquisa de preços
Diferentemente de outras datas comemorativas importantes para o comércio, na Black Friday quase todos os consumidores (99,6%) devem fazer pesquisas de preços antes de efetivar as compras. Na comparação com o ano passado, 40,8% dos participantes da sondagem informaram que investirão mais em 2023. Para 13,7%, o valor gasto será o mesmo que do ano passado, e para 11% o investimento será menor esse ano.
O pagamento parcelado no cartão de crédito e cheque aparece com 70,6% na preferência dos consumidores goianienses, seguido pelo pagamento à vista via Pix e cartão de débito (29,4%). Sobre o local de compra, o levantamento mostrou que 61,2% pretendem ir presencialmente às lojas. Destes, 30,6% buscarão as lojas de rua e 24,6% irão aos shoppings. 1,2% ainda não decidiram o local. Já 28,2% comprarão pela internet. A maioria (52%) deve adquirir os produtos diretamente nos sites das lojas e marketplaces.
Quando questionados sobre os produtos que serão adquiridos, 41,6% procuram por eletrônicos, enquanto outros 34,9% buscam roupas e 12,7% desejam comprar calçados. Na divisão por gênero, os homens preferem os eletrônicos (57,7%) e as mulheres têm
predileção por roupas (46%).
Preço e promoções foram apontados por 59% dos consumidores como os principais diferenciais para efetivação da compra em ambiente presencial. Para os que comprarão online, 66,7% disseram que buscam praticidade e outros 33,3% desejam encontrar bons preços e promoções.
Ao serem questionados sobre a data das compras, a maioria (65,9%) afirmou que comprará na véspera da Black Friday, 28,2% devem comprar na data, 3,5% pretendem comprar depois da Black Friday e somente 2% irão adquirir os itens escolhidos antes do dia 19 de novembro.
“Notamos uma tendência de antecipação das compras por parte do consumidor. Esse é um bom termômetro para que as lojas possam se adiantar e oferecer promoções já no início do mês da Black Friday”, finaliza o presidente da CDL Goiânia.
Fonte: Assessoria de comunicação/ CDL Goiânia
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