Controle dos estacionamentos é vital para o comércio, aponta CDL Goiânia

28 de fevereiro de 2025

Comparativo com outras cidades que investiram na gestão das vagas indica possíveis caminhos para equacionar as demandas do varejo e da sociedade

Uma das sugestões é criar vagas em ruas paralelas a grandes avenidas (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O controle dos estacionamentos nas ruas de Goiânia não pode mais esperar. É questão de sobrevivência para a organização do trânsito e para o comércio, segundo pontua a CDL Goiânia (Câmara de Dirigentes Lojistas). Isto porque, em termos proporcionais, a capital já tem quase um veículo por habitante. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 1,32 milhão de veículos em circulação e 1,49 milhão de habitantes.

Adequações bem-sucedidas feitas nos estacionamentos em outras cidades do Brasil podem inspirar as melhorias em Goiânia. Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e Francisco Beltrão (PR), por exemplo, conseguiram equacionar o controle de vagas com a demanda do comércio. É um indicativo de que os estacionamentos controlados beneficiam não só o setor produtivo, como a população em geral, pela segurança proporcionada no trânsito, e o poder público, que passa a ter a cidade mais organizada e impulsionada por uma economia pujante, de comércio aquecido.

Nesse sentido, uma solução a se considerar em Goiânia para Campinas e para o Centro poderia ser a criação de estacionamentos nas ruas paralelas às grandes avenidas comerciais. Isso estimularia um movimento maior de pessoas nas lojas desse entorno. Hoje, ambas as regiões veem o seu público migrar cada vez mais para os shopping centers, onde há estacionamento controlado. Sem gente e sem vendas para tirar suas comissões, os próprios empregados das lojas de rua estão se transferindo para empresas onde há controle de vagas para os veículos.

Especialistas em tráfego viário defendem que estacionamentos controlados e automatizados ajudam a melhorar a mobilidade urbana, tornando o trânsito mais ágil e fluido para condutores, pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. E a CDL Goiânia confirma: essa rotatividade de pessoas nas vias é estratégica para o comércio vender e a cidade, como um todo, prosperar.

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDL Goiânia 

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