Evento realizado em formato online e presencial discute os caminhos para a retomada econômica pós-pandemia
Começou hoje (28) a série de debates direcionados à economia, política e às novas tendências do mercado no V Fórum Nacional do Comércio. O evento conta com a participação de empresários, especialistas, dirigentes e formadores de opinião e é uma realização da CNDL (Confederação Nacional do Comércio).
De forma remota, o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, Geovar Pereira, acompanhou a conferência. Para ele, o cenário atual permite levantar as discussões sobre o futuro do comércio. “Avançamos com a vacinação, os empresários se adaptaram, evoluímos em vários aspectos. Chegou a hora de restabelecer o mercado e fazer a roda da economia voltar a se movimentar na totalidade”, opina.
Um dos destaques da solenidade, realizada presencialmente em Brasília e transmitida nas redes sociais oficiais da CNDL, foi a apresentação de uma pesquisa inédita sobre as dificuldades que atrapalham o desenvolvimento do Brasil. Nos dados divulgados, os maiores problemas enfrentados pelos empresários são os juros elevados, alta carga tributária sobre fabricação e venda de produtos ou serviços, além do grande custo para geração de empregos e excesso de burocracia para a manutenção das empresas.
O primeiro dia do encontro será finalizado com a participação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes (Economia). O mandatário vai discursar sobre as ações atuais do governo e os planos para garantir o crescimento do país no pós-pandemia. Também estão confirmadas as presenças do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
O V Fórum Nacional do Comércio termina nesta terça (29) e as inscrições ainda podem ser feitas pelo site oficial da CNDL.