CDL Goiânia alerta que é falsa a notícia sobre indenização da Serasa

29 de maio de 2024
Golpistas usam vídeo manipulado para prometer indenização de R$ 30 mil a consumidores

Nas últimas semanas foi observado um aumento considerável de questionamentos de consumidores sobre um suposto direito a uma indenização de R$ 30 mil da Serasa Experian, em decorrência de um vazamento de dados ocorrido em 2021. Circula nas redes sociais um vídeo condenando a empresa a pagar tal valor a cada consumidor afetado. No entanto, a CDL Goiânia informa que essa informação é falsa e se trata de um golpe.

A disseminação dessa notícia falsa tem origem em um vídeo criado por inteligência artificial para alterar falas e inserir alegações inverídicas. Alguns criminosos chegam a condicionar o recebimento da falsa indenização ao pagamento de um valor via boleto bancário, agravando ainda mais a situação dos consumidores que acabam sendo vítimas do golpe.

De fato, o Instituto Sigilo e o Ministério Público Federal ingressaram com uma ação judicial (processo 5002936-86.2021.4.03.6100) contra a Serasa, exigindo indenização pelo vazamento de dados de cerca de 223 milhões de brasileiros. Contudo, não há qualquer decisão judicial que determine o pagamento de indenização aos consumidores.

A veiculação no Jornal Nacional sobre a ação judicial legítima pode ter contribuído para a confusão, sendo explorada pelos golpistas para dar veracidade às alegações fraudulentas. É crucial que os consumidores verifiquem a veracidade das informações antes de tomar qualquer ação, especialmente quando envolvem promessas financeiras suspeitas mediante pagamentos.

Veja parte do pronunciamento da Serasa Experian sobre o assunto:

“Em relação aos anúncios falsos sobre a indenização nas redes sociais, a Serasa Experian verificou que a maioria foi veiculada pelos mesmos perfis, falsos, criados recentemente, muitos já inativos, com poucas ou apenas essa publicação. A Serasa Experian esclarece que monitora e atua no combate a contas falsas ou publicações que citam indevidamente seu nome em redes sociais, sites, aplicativos e canais digitais em geral. É importante que os consumidores fiquem alertas para golpes e campanhas oportunistas que estão sendo realizadas sobre esse assunto na internet. Nenhum valor é devido. Os veículos de comunicação têm se mostrado atentos aos fatos e prestado informação clara e verdadeira em relação ao tema. A Serasa Experian reafirma a regularidade de suas condutas e o rigoroso cumprimento da legislação brasileira.”

Para mais informações, entre em contato com a CDL Goiânia pelo número (62) 4002-4224.

Fonte: Assessoria de comunicação/ CDL Goiânia

Foto: Joshua Miranda

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