Após resultados positivos, CDL Goiânia expande campanha para destinação correta de lixo eletrônico

Ação teve início no ano passado e evitou que 1,5 toneladas de objetos fossem descartados de forma inadequada. Empresas que desejam participar com doações ou como ponto de coleta terão nova oportunidade de aderir

Quase um ano desde o lançamento do projeto voltado para o descarte e reciclagem de resíduos eletrônicos, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, em parceria com a Destec, abre novas vagas para empresas que desejam apoiar a causa. Além da opção de doar financeiramente para o programa, os interessados também podem cadastrar suas lojas para que elas se tornem pontos de coleta. Atualmente, já existem 20 contêineres espalhados na capital e Região Metropolitana que são usados de forma rotativa. Para fazer parte, basta entrar em contato com a CDL Goiânia e pedir a adesão. Toda logística é realizada gratuitamente.

Uma novidade que abre o segundo ano da ação é que empresas ou pessoas físicas que possuem volumes maiores de lixo eletrônico poderão doar os resíduos à campanha de forma direta, sem a necessidade de colocá-los nos contêineres. Para isso, é necessário solicitar o recolhimento no local pelo telefone 62 3216-3823.

Todo o valor arrecadado com a venda dos resíduos é revertido a campanhas de caridade. Somente no primeiro ano da iniciativa, mais de 1,5 toneladas de itens tiveram destinação correta, o que ajudou mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Essa campanha faz parte das ações da CDL Verde e CDL do Bem, que reforçam a necessidade e a importância de levantar a bandeira de pautas ambientais e sociais. Quando importantes entidades do setor produtivo abraçam as causas ligadas à sustentabilidade, o peso é muito maior e transmite uma mensagem positiva para a população”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.

A necessidade da discussão sobre o assunto é reforçada em dados que mostram o desconhecimento da população e a falta de orientação sobre a pauta. Apesar da maior parte dos brasileiros (87%) já terem ouvido falar em lixo eletrônico, 33% deles ainda entendem que esse lixo é algo limitado ao digital, como spam ou arquivos. As informações são de um levantamento realizado pela Radar Pesquisas.

O que pode ser descartado nos contêineres

Monitores, celulares, modems, tablets, CPU’s, câmeras fotográficas, impressoras, estabilizadores, pilhas ou eletroeletrônicos podem ser doados, sejam eles completos ou desmanchados. Itens da linha branca não poderão ser descartados nos contêineres.

Campanha de arrecadação de lixo eletrônico – CDL Goiânia.

Doação direta de resíduos e empresas que desejam ser pontos de coleta – 62 3216-3823.

Ou acesse https://cdlverde.com.br/

Fonte: Ascom CDL Goiânia.

Mais conteúdos