Mais do que nunca, conhecer os hábitos de pagamento dos clientes se tornou essencial para a manutenção da saúde financeira dos negócios. Lojista, você sabe como vender mais sem ter que lidar com os prejuízos da inadimplência? Observando apenas os moradores de Goiânia, um levantamento do SPC Brasil apontou que em abril deste ano, o número de contas em atraso cresceu 4,37% em relação ao mesmo período de 2021. Já na passagem de março para abril de 2022, o número de dívidas cresceu 1,23%. Diante desse contexto, mais do que apenas fazer a análise superficial de crédito, é preciso saber como realizar o processo com segurança. Afinal, não dá pra “adivinhar” quais ou quantos serão os clientes que atrasarão ou não pagarão as dívidas.
O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é uma das plataformas mais utilizadas para análise de crédito no Brasil. As soluções oferecidas proporcionam o rastreamento das informações dos consumidores, além dos hábitos financeiros dos analisados e muito mais.
Essa é uma etapa fundamental para conseguir entrar em contato com o cliente. Telefone para recados, endereços eletrônicos e residencial jamais devem ser desconsiderados.
Não deixe de observar bem os documentos exigidos na hora da compra. Verifique se os dados disponibilizados batem com o comprador. Isso evita golpes e dores de cabeça desnecessárias.
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Fonte: Ascom CDL Goiânia
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