Campanha da CDL Goiânia em parceria com a Cedec, da OAB-GO, vai orientar lojistas sobre as regras para evitar problemas na data

Ação vai acontecer em formato presencial, por meio de visitas a comerciantes, e online, com a distribuição de materiais informativos. Mais de seis mil empresas devem ser alcançadas

22 de novembro de 2023

Com a chegada da Black Friday e a maior movimentação no comércio, algumas regras da data promocional podem acabar passando despercebidas.
Em função disso, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia, em parceria com a Cedec (Comissão Especial de Direito Empresarial do Consumo), da OAB-GO (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás), realiza nesta quinta-feira (23), a partir das 08h30, uma campanha de orientação junto aos lojistas da capital.

A ação, que será híbrida, terá a visita presencial de representantes das duas entidades nos estabelecimentos comerciais da Avenida Anhanguera, no trecho entre as Avenidas Tocantins e Araguaia, para a distribuição de materiais informativos, que incluem o Código de Defesa do Consumidor impresso e uma cartilha digital com orientações para um bom relacionamento entre lojistas e consumidores.

“Presencialmente queremos falar com mais de cem lojistas, mas como a ação também será difundida online nos meios de comunicação da CDL Goiânia, como site, redes sociais e e-mail marketing, a expectativa é de que mais de seis mil empresários sejam alcançados e tenham acesso ao conteúdo elaborado por profissionais”, detalha o coordenador jurídico da CDL Goiânia, Felipe Teles. O conteúdo digital estará disponível no site www.cdlgoiania.com.br.

Ele explica que neste momento de promoções agressivas, a fiscalização dos órgãos competentes fica ainda mais alerta sobre algumas práticas que podem ser consideradas abusivas no comércio. Neste sentido, a orientação pode ser uma grande aliada. “Sabemos que este tipo de campanha gera muita dúvida entre os comerciantes. Por isso, vamos distribuir um material totalmente gratuito e didático para mostrar que é possível participar da Black Friday
sem dores de cabeça desnecessárias”, finaliza Teles.

Black Friday deve movimentar mais de R$ 165 milhões no comércio local

Um levantamento conduzido pela CDL Goiânia constatou que 61,6% dos consumidores da capital devem ir às compras durante a Black Friday. Considerando apenas a população economicamente ativa residente em Goiânia, e sem considerar o turismo de compras ou a Região Metropolitana, serão aproximadamente 412 mil pessoas em busca das promoções oferecidas na data.

A sondagem ainda mostrou que serão adquiridos dois produtos por cliente. O ticket médio será de R$ 200 para cada item. Localmente, serão movimentados no comércio aproximadamente R$ 165 milhões. Preço e promoções foram apontados por 59% dos consumidores como os principais diferenciais para efetivação da compra em ambiente presencial. Para os que comprarão online, 66,7% disseram que buscam praticidade.

SERVIÇO


Evento: campanha de orientação sobre a Black Friday (online e presencial)
Data: 23/11/2023
Horário: a partir das 08h30
Local: Avenida Anhanguera – entre as avenidas Tocantins e Araguaia
Conteúdo informativo disponível em www.cdlgoiania.com.br

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