80% dos consumidores goianienses pretendem comprar no Dia das Mães

Levantamento conduzido pela CDL Goiânia mostra que o valor médio de cada presente será de R$ 100,00

O Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 225 milhões na capital, segundo uma sondagem realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia. Ao
todo, 80% dos consumidores pretendem ir às compras no período. Em números totais, considerando a população economicamente ativa, serão, em média, 900 mil pessoas na busca pelo presente.

Apesar da intenção de consumo se mostrar positiva, 86% dos entrevistados que disseram já possuir alguma dívida em atraso afirmaram que vão investir na comemoração. Já os que não vão presentear (20%) apontaram a falta de condição financeira como principal impeditivo.

Presenteados

Neste ano, as mães e madrastas seguem como as que mais receberão presentes (51%), seguidas por sogras (18%) e avós (8%). Além delas, também foram mencionadas esposas (7%) e irmãs (6%), além de pais e padrastos, filhas e enteadas, tias e namoradas, todos com 2%.

Ticket médio e origem dos recursos

Sobre o valor do presente, 31% dos participantes informaram que pretendem investir entre R$ 80 e R$ 100, seguidos por 19% que terão gastos acima de R$ 200 e 19% que comprarão algo em torno de R$ 50 e R$ 80. O ticket médio para a comemoração é de R$ 100 por presente, com dois itens por consumidor.

Na comparação do valor do presente entre o ano passado e 2023, quase metade dos participantes (43%) informaram que investirão o mesmo valor. Por outro lado, 23% afirmaram que gastarão menos agora, enquanto 16% alegaram que o valor gasto será maior do que em 2022.

Quando perguntada a origem dos recursos que serão utilizados para a compra, 53% dos participantes informaram que usarão o orçamento do mês, 38% irão pagar a dívida de forma parcelada e 5% afirmaram que utilizarão o saldo da poupança.

Tipos de presentes, locais das compras e meios de pagamento

As roupas aparecem como itens favoritos para 33% dos participantes. Já os perfumes e cosméticos correspondem a 25% das intenções de compra, seguido por calçados (20%) e joias e acessórios com (11%).

No geral, 69% dos respondentes informaram que pretendem realizar suas compras presencialmente. Desses, 39% disseram que irão realizar as aquisições de mercadorias no shopping, 35% afirmaram que irão às lojas de rua e 16% ainda não decidiram. Outros 31% dos consumidores pretendem consumir pela internet. Desses, 33% deverão acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 20% farão suas buscas em sites de
pesquisa e 20% vão usar aplicativos próprios.

Quando questionados acerca dos diferenciais que influenciam na escolha pelo local de compra em atendimento presencial, 26% disseram que procuram por melhores preços e promoções, 20% consideram a localização da loja e 18% buscam pela qualidade dos produtos e serviços. Para os consumidores online, 27% informaram que buscam praticidade, 27% disseram que procuram bons preços e promoções. A qualidade dos itens aparece em terceiro lugar, com 19%.

Na hora de ir ao caixa, o pagamento parcelado por meio do cartão de crédito aparece em primeiro lugar na preferência do consumidor (33%). O pagamento com Pix, que ganhou o gosto da população, aparece em segundo lugar, com 20%, ultrapassando o pagamento com o cartão de débito (17%).

Dentre todos os que pretendem presentear neste Dia das Mães, a maioria (83%) cogita realizar pesquisa de preço.

Data da compra

O comércio em Goiânia deve ficar ainda mais movimentado até o dia 06 de maio, já que a maioria (50%) informou querer ir às compras até esta data. Já 26% dos participantes da enquete devem obter os presentes entre os dias 07 e 12, e 9% disseram que irão comprar na véspera ou no Dia das Mães. Nenhum dos participantes respondeu que deseja comprar somente depois do Dia das Mães.

Presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira observa que a segunda melhor data do ano para o comércio varejista deve ser vista pelo empresário como oportunidade de negócios que muito provavelmente ele só terá no Natal. “Nós recomendamos fortemente que o lojista se prepare, invista em publicidade e garanta uma experiência positiva ao seu cliente. Outras boas datas virão”.

O dirigente também faz recomendações ao cliente. “O levantamento da CDL Goiânia mostrou que até mesmo pessoas com alguma dívida se mostram inclinadas a comprar no Dia das Mães. Se por um lado, a economia se movimenta momentaneamente, por outro, é preciso cautela para que os gastos não se tornem uma bola de neve, principalmente em um momento onde o Banco Central demonstra pouca disposição em cortar juros”, finaliza Pereira.

Baixe a pesquisa AQUI.

Fonte: Ascom 

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