No Brasil, 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras
Um levantamento realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia mostrou que as vendas no comércio para o Natal deste ano na capital e Região Metropolitana devem ser aquecidas. Ao todo, 65,45% dos que responderam à enquete afirmam que vão presentear, enquanto 16,36% ainda não se decidiram e 18,18% não vão gastar na comemoração. Os números locais seguem a tendência do restante do Brasil, onde a expectativa é de que 77% dos consumidores presenteiem, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia, de acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
O presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, analisa que a queda do número de casos de covid-19 traz mais tranquilidade ao cliente que vai às lojas e também àqueles que vão se reunir para comemorar. “No último ano a população ainda estava insegura quanto às reuniões familiares, o que acabou por interferir na prática de trocar presentes. Agora, com a pandemia mais controlada, o comércio dá passos mais consistentes na direção da retomada econômica.”
O volume financeiro da data mais aguardada pelo varejo deve injetar aproximadamente R$ 68,4 bilhões na economia brasileira. Nacionalmente os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes e o ticket médio de cada produto será de R$ 122,78. Vale destacar ainda que metade daqueles que vão às compras deseja gastar até R$ 150,00 por presente (49%). Em Goiânia e na Região Metropolitana, na somatória dos que vão presentear e dos que ainda não se decidiram, 34,44% pretendem investir mais de R$ 200,00 no presente; 27,77% vão gastar entre R$ 150,00 a R$ 200,00; 16,66% entre R$ 100,00 e R$ 150,00; e 16,66% entre R$ 80,00 e R$ 100,00.
Os dados da CDL Goiânia ainda apontam que o valor do presente neste Natal, na comparação com 2020, será menor para 42,2%. Já 26,6% dos ouvidos na enquete devem manter o gasto na mesma média do ano passado e 12,22% pretendem aumentar. Em nível nacional, 33% dizem que vão gastar menos nas compras de presentes este ano; 31% querem gastar mais e 27% vão manter a mesma quantia. Entre aqueles que pretendem gastar menos na pesquisa nacional, 37% querem economizar; 22% estão com o orçamento apertado; e 18% citam as incertezas com relação à economia brasileira para o próximo ano. Já aqueles que devem gastar mais justificam que querem dar um presente melhor (36%); os preços estão mais caros (34%); e que darão mais presentes (26%).
Principais locais de compra
Seguindo a tendência do e-commerce, a internet (45%) será o principal local de compra dos consumidores brasileiros no Natal. Em seguida aparecem as lojas de departamento (43%) e o shopping center (40%). Entre aqueles que farão compras online, 37% devem comprar quase todos os presentes na internet; 31%, metade dos presentes; e 21%, todos os presentes. Em média, 67% dos itens serão comprados pela web. Os canais de compra online mais utilizados devem ser os sites (76%) e os aplicativos (72%), com destaque para aqueles de lojas varejistas nacionais e em sites internacionais; seguidos pelo Instagram (23%).
A internet também será o principal local de pesquisa de preços, de acordo com os entrevistados. 79% dizem que farão pesquisa de preços antes de comprar os presentes, sendo que 83% vão utilizar a internet (sobretudo os sites, aplicativos e as redes sociais). Já 68% costumam fazer pesquisas de forma offline, principalmente nas lojas de shopping e de rua.
Aqui na capital e nas localidades da Região Metropolitana, o levantamento da CDL mostrou que 56,66% dos consumidores são influenciados pelo preço. Já 8,88% escolhem o local das compras por conta de ofertas e promoções; 15,55%, pela qualidade dos produtos; e 5,5% pelo atendimento.
Pagamento
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal na Grande Goiânia serão: cartão de crédito parcelado (38,88%), dinheiro (20%), cartão de débito (18,88%), cartão de crédito em uma parcela (14,44%), Pix (5,5%) e crediário (2,2%).
Fonte: Ascom CDL Goiânia com informações da CNDL.