65% dos goianienses devem presentear neste Dia dos Namorados

Levantamento conduzido pela CDL Goiânia mostra que data comemorativa deve injetar R$ 120 milhões no comércio da capital

Há poucos dias da data mais romântica do ano, consumidores da capital já se planejam para as compras do Dia dos Namorados. Isso é o que mostra uma
sondagem realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Goiânia. Segundo a entidade, 65% dos goianienses pretendem presentear durante a comemoração. Considerando a população economicamente ativa, o comércio local deve receber cerca de 700 mil pessoas nos próximos dias. O percentual de Goiânia ficou acima da média nacional, que alcançou 61% das intenções de compra, segundo a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

“Esta é uma comemoração muito importante para a economia local e nacional. Além do movimento nas lojas, restaurantes, bares, hotéis e motéis também recebem uma alta demanda”, comenta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.

Apesar de se tratar do Dia dos Namorados, em Goiânia os casados serão os mais presenteados, representando 58%. Os namorados vêm em seguida, com 32%, seguidos pelos ficantes, que correspondem a 4%. Neste ano, o ticket médio ficará em torno de R$ 150,00 por presente, com média de 1 presente por consumidor. 85% dos que vão às compras afirmaram que pesquisarão os preços. Quando comparado o valor do presente, 28% dos entrevistados informam que deverão investir o mesmo montante que em 2022 e 19% gastarão mais que no ano passado.

Com 26% na preferência dos consumidores, o pagamento parcelado, por meio do cartão de crédito, aparece em primeiro lugar. O Pix vem em segunda colocação, com 22%, seguido pelo cartão de débito (19%), cartão de crédito à vista (16%), dinheiro (15%) e crediário próprio (2%).

Quanto ao tipo do presente, as roupas lideram a preferência do consumidor, sendo o tipo de item favorito para 30% dos respondentes da sondagem. Perfumes e cosméticos seguem em segundo lugar, correspondendo a 15% das intenções de compra. Na sequência estão joias e acessórios, com 13%, e calçados e chocolates, com 12% cada.

Mais da metade dos apaixonados (67%) pretendem realizar as compras presencialmente. Desses, 44% disseram que o shopping será o local para o investimento, 33% afirmaram que irão nas lojas de rua e 11% ainda não decidiram. Por outro lado, 33% dos consumidores pretendem comprar pela internet. Desses, 37% deverão acessar diretamente as plataformas de e-commerce e marketplace das empresas, 25% farão suas buscas em sites de pesquisa e 24% deverão utilizar aplicativos próprios.

Diferenciais para a compra

Quando questionados sobre os diferenciais que influenciam na escolha do local de compra em atendimento presencial, 32% dos entrevistados disseram que procuram por melhores preços e promoções, 14% levam em consideração a localização da empresa e 13% buscam por um melhor atendimento.

Para os consumidores que pretendem realizar as compras online, 28% procuram por melhores preços e promoções e 18% querem praticidade. Qualidade e frete grátis aparecem dividindo o terceiro lugar, com 17% cada.

“O levantamento mostra que o consumidor está de olho nos diferenciais oferecidos na hora de concluir a compra. O empresário deve estar atento a estes detalhes porque além de realizar a venda para o Dia dos Namorados ele pode fidelizar este cliente para outras comemorações ou compras avulsas”, finaliza o presidente da CDL Goiânia.

Data da compra

A maioria dos consumidores (49%) deve ir às compras entre os dias 04 e 10 de junho. Já 37% pretendem ir entre 28 de maio e 03 de junho. A sondagem mostra ainda que as duas semanas anteriores ao Dia dos Namorados devem ser as mais movimentadas no comércio. Os que preferem comprar de última hora correspondem a 7%. Estes irão na busca pelo presente na véspera e no dia da comemoração.

 

Fonte: Assessoria de comunicação/CDL Goiânia

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