53% dos consumidores compraram durante a Semana Brasil de 2020

16 de novembro de 2020

A internet foi o local mais utilizado pelos consumidores. Roupas, calçados, cosméticos e perfumes foram os produtos mais procurados. conforme pesquisa divulgada pela CDL Goiânia.

A segunda edição da Semana Brasil, idealizada pelo Governo Federal para reforçar as vendas no feriado da Independência, levou 53% dos consumidores do país às compras em 2020. É o que aponta levantamento divulgado pela CDL Goiânia e realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Promovida de 3 a 13 de setembro, a campanha movimentou o varejo brasileiro no momento de reabertura das atividades do comércio, após o fechamento dos estabelecimentos pelas medidas de enfrentamento à Covid-19.

De acordo com a pesquisa, os produtos mais comprados durante a promoção foram roupas (42%), calçados (34%), cosméticos e perfumes (20%), artigos para casa (20%) e smartphones (20%). Segundo o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, a Semana Brasil reforçou as boas expectativas da retomada do movimento comércio e a melhoria da economia. “Este é um cenário crescente que será melhor ainda com a movimentação de recursos no fim ano, seja com o aumento do capital de giro e pelas oportunidades de trabalho”, afirma.

Sites e aplicativos foram os principais locais de compra

A internet foi o local mais utilizado pelos consumidores na Semana Brasil. De acordo com a pesquisa, 41% das pessoas compraram em sites e aplicativos de lojas nacionais, enquanto 30% nos supermercados, 25% em sites e aplicativos de compra e venda de produtos novos ou usados e outros 25% em shopping center.

O gerente de negócios da CDL Goiânia, Wanderson Lima, destaca que a tendência das vendas digitais foram potencializadas durante a pandemia e que devem ser ainda mais ampliadas. “O empresa que estiver em multiplataformas terá mais oportunidades de negócios e se aproximar de diversos perfis de consumidores que estão cada vez mais em ambientes digitais, garante.

7 em cada 10 consumidores disseram que as compras valeram a pena

Para 70% dos entrevistados, as compras realizadas durante a Semana Brasil valeram a pena e as ofertas estavam com bons preços, enquanto 26% disseram que não, principalmente porque já viram preços melhores em outras épocas do ano (19%). Além disso, na percepção de 86% dos entrevistados os descontos eram reais, sendo que para 60% somente em parte dos produtos/serviços comprados e para 25% em todos. Já para 11% o desconto anunciado não era real.

Metodologia

Público-alvo: residentes em todas as capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos, todas as classes sociais.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada considerando sexo, idade, escolaridade, classe e região do país.

Tamanho amostral da pesquisa: 982 casos, gerando uma margem de erro no geral de 3,1 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.

Data de coleta dos dados: 19 a 26 de outubro de 2020.

Gostou do conteúdo? COMPARTILHE
Em que podemos te ajudar?