05 de dezembro de 2023
Estima-se que 15,2 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros por conta das compras de Natal
O final do ano é sempre um momento de aumento nos gastos principalmente por conta das compras de presentes e das comemorações. O consumidor precisa ficar atento aos gastos neste período para não comprometer o orçamento, principalmente se já estiver endividado. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, nas 27 capitais do Brasil, mostra que 33% dos consumidores que pretendem presentear este ano possuem contas em atraso, sendo que 69% estão com o nome sujo. |
O levantamento aponta também que 24% dos que devem comprar presentes no Natal costumam gastar mais do que podem e que 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes, desta forma estima-se que 15,2 milhões de consumidores fiquem inadimplentes em seus compromissos financeiros devido às compras para a data. De acordo com os entrevistados, 9% devem deixar de pagar alguma conta para participar das festas de Natal e 8% farão o mesmo para participar das comemorações de Ano Novo. |
De acordo com os consumidores, as principais contas que deixarão de ser pagas para comprar presentes de Natal ou participar das festas de fim de ano são: internet (19%), TV por assinatura (17%), conta de água/luz (16%) e cartão de crédito (13%). |
O presidente da CNDL, José César da Costa, alerta para a importância de o consumidor evitar o excesso de gastos para não comprometer o orçamento familiar. |
“Muitas famílias já estão endividadas, por isso a prioridade deve ser o pagamento das contas. O recomendável é não se deixar levar pelas emoções, e planejar as despesas de acordo com o orçamento, sempre priorizando a quitação de contas. Fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar o orçamento”, orienta Costa. |
13% daqueles que compraram presentes no Natal de 2022 ficaram com o nome sujo |
Segundo a pesquisa, 13% dos consumidores que realizaram compras de final de ano em 2022 ficaram com o nome sujo por causa das dívidas pendentes, sendo que 5% já limparam o nome e 8% ainda estão negativados. Em média, o valor das dívidas em atraso é de R$ 1.152. |
43% dos filhos participam do processo de escolha dos presentes |
A pesquisa revela que 43% dos entrevistados escolhem os presentes junto com os filhos, enquanto 42% escolhem sozinhos. Além disso, 15% têm a intenção de deixar de pagar alguma conta para atender as vontades de seus filhos com os presentes. |
“O envolvimento da criança na escolha do presente pode ser uma oportunidade para os pais ensinarem noções de educação financeira. Aprender a lidar com frustrações é uma condição importante do desenvolvimento infantil e pode ajudar a criança a aprender o valor do dinheiro desde cedo, além de aprender a administrar as finanças sem ultrapassar os limites do que cada família pode gastar”, orienta Costa. Fonte: CNDL |
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