Como a CDL pode ajudar a aumentar o lucro da sua empresa?

O lucro representa todo o faturamento do período menos os custos e despesas para efetuar as vendas. Mas se você pensa somente em aumentar as vendas, você está prestes a cometer um erro comum.

O lucro da empresa nada mais é do que todo o retorno positivo advindo de um investimento. Ou seja, o lucro é o rendimento obtido a partir das vendas de produtos ou serviços – que em certo momento demandaram investimentos para serem produzidos. Existem dois principais tipos de lucro: o lucro bruto e o lucro líquido. Vamos entender melhor sobre cada um deles e como calculá-los, mas antes vamos entender o que são custos variáveis e custos fixos.

São todos os gastos que envolvem a produção do bem ou serviço que será oferecido pela empresa. São chamados de variáveis porque mudam de acordo com a quantidade produzida ou com a prestação dos serviços realizada.

São exemplos de custos variáveis:

– Matéria-prima;

– Embalagens;

– Impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outros.

São todos os gastos que a empresa tem independente da produção do bem ou serviço que será comercializado.

São custos fixos:

– Contas de luz;

– Água;

– Telefone;

– Internet;

– Aluguel, entre outros.

Dadas então as definições dos dois tipos de custos, podemos entender melhor o que é o lucro bruto e o que é o lucro líquido.

O lucro bruto se trata do valor que “sobra” para a empresa após todas as contas terem sido pagas e a operação realizada.

O lucro líquido, por sua vez, é o total resultante da receita total menos o custo total. O custo total é a soma dos custos fixos com os custos variáveis, ou seja, indica todas as saídas da empresa.

Sinais de que uma empresa lucra pouco

Além dos resultados dos cálculos de lucro bruto e lucro líquido, existem outros fatores que podem sinalizar que a sua empresa está lucrando pouco.

Estes indicadores afetam diretamente a saúde financeira da companhia e as conclusões obtidas por meio deles podem garantir que o potencial da empresa não seja desperdiçado.

Caixa negativo

O caixa de uma empresa é a conta na qual se encontram os valores disponíveis para efetuar os pagamentos necessários. Estão no caixa os valores recebidos e os valores pagos. Por isso, se o caixa da empresa está negativo, deve-se ligar o sinal de alerta em relação à efetividade dos negócios que estão sendo feitos. Se não há dinheiro disponível para pagar as contas ou se a empresa está devendo para ela mesma, é sinal de que essa companhia não está tendo lucro.

Principais desafios que impedem uma empresa de aumentar seus lucros

Focando uma atenção especial no entendimento destes desafios, é possível definir estratégias para combatê-los e assim conseguir aumentar o lucro da companhia.

Alta concorrência

Com tantos produtos e serviços similares, um dos grandes atrativos e garantidores de sucesso nas vendas, é o preço. E é exatamente por isso que este desafio impacta tanto o lucro das empresas.

Inovação

Trazer criatividade e tecnologia para que seja possível oferecer diferenciais significativos em seus produtos ou serviços requer investimentos. Estes investimentos não são apenas de dinheiro, mas também de tempo e de esforço.

Burocracia e impostos

Os altos impostos também são um obstáculo para as empresas.

Confira algumas dicas da CDL para aumentar o lucro da sua

O estoque é o mesmo que dinheiro parado dentro da empresa e, por isso, a sua rotatividade deve ser alta e garantidora de lucro, caso contrário, o estoque representará apenas um estancamento do capital de giro, o que pode gerar impactos negativos e um impedimento no crescimento de mercado da companhia.

A precificação de seus produtos e serviços deve ser minuciosamente calculada. Dentro deste cálculo, considere todos os custos envolvidos, a margem de lucro desejada e com qual nível de agressividade irá entrar no mercado. É importante sempre pensar em vender com qualidade.

Atualmente, comprar pela internet é uma realidade para as novas gerações. Considere, portanto, a abertura de um e-commerce ou até mesmo a movimentação das principais redes sociais para comercializar seus produtos e serviços de forma online.

Use a tecnologia a seu favor e automatize os processos mais trabalhosos. Hoje, existem ferramentas chamadas ERP (Enterprise Resource Planning), em português Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que interligam todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

Depois de passar por uma experiência marcante com seu produto ou serviço, com certeza o seu cliente vai se fidelizar e manter o engajamento com a sua empresa.

A ferramenta principal para isso é o marketing. Logo, utilizando boas estratégias de marketing, você atrai mais pessoas e faz com que seu negócio vire referência dentro do nicho.

A fidelização de clientes, além de aumentar o lucro, também é uma boa forma de economizar com marketing, afinal, consumidores satisfeitos tendem a indicar seus produtos e serviços para outras pessoas.

Depois de organizar os setores, ficará mais fácil criar planos estratégicos de ação e entender quais áreas precisam de mais investimentos e quais podem ser enxutas.

Com essa boa relação de parceria, fica mais fácil negociar prazos e valores para pedidos recorrentes, o que minimizará os custos.

O preço de venda de um item influencia totalmente na decisão de compras do cliente, no entanto, baixar o valor para vender mais pode fazer com que você perca seu lucro.

Veja mais conteúdos aqui ...