O lucro representa todo o faturamento do período menos os custos e despesas para efetuar as vendas. Mas se você pensa somente em aumentar as vendas, você está prestes a cometer um erro comum.
O lucro da empresa nada mais é do que todo o retorno positivo advindo de um investimento. Ou seja, o lucro é o rendimento obtido a partir das vendas de produtos ou serviços – que em certo momento demandaram investimentos para serem produzidos. Existem dois principais tipos de lucro: o lucro bruto e o lucro líquido. Vamos entender melhor sobre cada um deles e como calculá-los, mas antes vamos entender o que são custos variáveis e custos fixos.
São todos os gastos que envolvem a produção do bem ou serviço que será oferecido pela empresa. São chamados de variáveis porque mudam de acordo com a quantidade produzida ou com a prestação dos serviços realizada.
São exemplos de custos variáveis:
– Matéria-prima;
– Embalagens;
– Impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outros.
São todos os gastos que a empresa tem independente da produção do bem ou serviço que será comercializado.
São custos fixos:
– Contas de luz;
– Água;
– Telefone;
– Internet;
– Aluguel, entre outros.
Dadas então as definições dos dois tipos de custos, podemos entender melhor o que é o lucro bruto e o que é o lucro líquido.
O lucro bruto se trata do valor que “sobra” para a empresa após todas as contas terem sido pagas e a operação realizada.
O lucro líquido, por sua vez, é o total resultante da receita total menos o custo total. O custo total é a soma dos custos fixos com os custos variáveis, ou seja, indica todas as saídas da empresa.
Além dos resultados dos cálculos de lucro bruto e lucro líquido, existem outros fatores que podem sinalizar que a sua empresa está lucrando pouco.
Estes indicadores afetam diretamente a saúde financeira da companhia e as conclusões obtidas por meio deles podem garantir que o potencial da empresa não seja desperdiçado.
O caixa de uma empresa é a conta na qual se encontram os valores disponíveis para efetuar os pagamentos necessários. Estão no caixa os valores recebidos e os valores pagos. Por isso, se o caixa da empresa está negativo, deve-se ligar o sinal de alerta em relação à efetividade dos negócios que estão sendo feitos. Se não há dinheiro disponível para pagar as contas ou se a empresa está devendo para ela mesma, é sinal de que essa companhia não está tendo lucro.
Focando uma atenção especial no entendimento destes desafios, é possível definir estratégias para combatê-los e assim conseguir aumentar o lucro da companhia.
Com tantos produtos e serviços similares, um dos grandes atrativos e garantidores de sucesso nas vendas, é o preço. E é exatamente por isso que este desafio impacta tanto o lucro das empresas.
Trazer criatividade e tecnologia para que seja possível oferecer diferenciais significativos em seus produtos ou serviços requer investimentos. Estes investimentos não são apenas de dinheiro, mas também de tempo e de esforço.
Os altos impostos também são um obstáculo para as empresas.
O estoque é o mesmo que dinheiro parado dentro da empresa e, por isso, a sua rotatividade deve ser alta e garantidora de lucro, caso contrário, o estoque representará apenas um estancamento do capital de giro, o que pode gerar impactos negativos e um impedimento no crescimento de mercado da companhia.
A precificação de seus produtos e serviços deve ser minuciosamente calculada. Dentro deste cálculo, considere todos os custos envolvidos, a margem de lucro desejada e com qual nível de agressividade irá entrar no mercado. É importante sempre pensar em vender com qualidade.
Atualmente, comprar pela internet é uma realidade para as novas gerações. Considere, portanto, a abertura de um e-commerce ou até mesmo a movimentação das principais redes sociais para comercializar seus produtos e serviços de forma online.
Use a tecnologia a seu favor e automatize os processos mais trabalhosos. Hoje, existem ferramentas chamadas ERP (Enterprise Resource Planning), em português Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que interligam todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.
Depois de passar por uma experiência marcante com seu produto ou serviço, com certeza o seu cliente vai se fidelizar e manter o engajamento com a sua empresa.
A ferramenta principal para isso é o marketing. Logo, utilizando boas estratégias de marketing, você atrai mais pessoas e faz com que seu negócio vire referência dentro do nicho.
A fidelização de clientes, além de aumentar o lucro, também é uma boa forma de economizar com marketing, afinal, consumidores satisfeitos tendem a indicar seus produtos e serviços para outras pessoas.
Depois de organizar os setores, ficará mais fácil criar planos estratégicos de ação e entender quais áreas precisam de mais investimentos e quais podem ser enxutas.
Com essa boa relação de parceria, fica mais fácil negociar prazos e valores para pedidos recorrentes, o que minimizará os custos.
O preço de venda de um item influencia totalmente na decisão de compras do cliente, no entanto, baixar o valor para vender mais pode fazer com que você perca seu lucro.
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