Comece bem suas vendas ao definir, conhecer, encontrar, entrar em contato e gerenciar as
informações de novos clientes.
Antes de realizar uma venda, quais as atividades que sua empresa realiza para alcançar seu cliente?
Se você está com dificuldade de responder a esta pergunta, você provavelmente não tem um planejamento estruturado para fazer negócios. Mas fique tranquilo! Reunimos aqui as principais ações para você se organizar e obter resultados de alto impacto.
Você já se imaginou no lugar do seu cliente, durante cada ação de venda realizada por sua empresa? Como ele recebe informações para conhecer seu produto ou serviço?
Qual o trajeto desse consumidor até o momento da compra efetivada?
Todo o caminho percorrido pelo cliente até a sua fidelização pode ser organizado em etapas e representado pelo chamado funil de vendas. Assim como o processo de compras tem início, meio e fim, o funil de vendas é uma ferramenta que simboliza o conjunto dessas etapas.
– Conhecer para atrair clientes
Na primeira fase, o desafio é atrair os consumidores e despertá-los para uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Mas antes, é fundamental saber para quem você quer vender e qual o perfil do conjunto de pessoas que sua empresa atende. No marketing, o consumidor ideal é chamado de persona. E ao definir sua persona detalhadamente, você poderá buscar informações assertivas sobre os interesses dessas pessoas, como poderá encontrá-las, quais os conteúdos mais atrativos para esse público e como poderá realizar o atendimento ideal para ele. Dessa forma, o seu trabalho de atração de clientes será mais direcionado, prático e rápido.
– Como criar uma persona?
Para desenhar um perfil de uma persona você deve responder ao máximo de perguntas possíveis
com o objetivo de ter um ‘retrato’ e um ‘raio x’ completo do seu consumidor. Comece por
perguntas simples como: faixa etária, escolaridade, profissão, local onde mora ou
locais que frequenta, o que faz no tempo livre, quais os canais de comunicação que utiliza para
se informar, e dados numéricos (CPF, CNPJ, endereço, etc). O ideal é estabelecer quais as
informações são importantes para conhecer o seu cliente, desenvolver produtos ou
serviços e os dados para ações de comunicação e marketing.
– Mas como eu vou conseguir todas essas informações do meu público?
As informações e conhecimento sobre sua persona não podem ser baseadas no ‘achismo’.
Você precisa realizar ou contratar um serviço de pesquisa direcionado, ou ainda um banco de dados confiável que possa suprir seus objetivos. Neste momento, a CDL Goiânia pode ajudar você com um pacote de soluções que fornece um mailing personalizado, de acordo com o perfil do cliente que você deseja. (Quer saber mais? Entre em contato com nossos consultores).
– O que vou fazer com todos os dados que conseguir?
Nessa fase de atração de novos clientes, o desafio é despertar a atenção para uma
necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Por isso, é necessário
interpretar os dados coletados e relacioná-los de forma que seu produto ou serviço se
encaixe na vida de seu consumidor para que ele precise de sua empresa.
Se você identificar que seus clientes não entendem bem o ambiente em que sua empresa está
inserida, uma boa ideia é ensinar sobre o setor em que você atua. Mostre para que servem
seus produtos e serviços, com o foco nas vantagens que ajudam e facilitam a vida das pessoas.
Todas essas interpretações de dados serão a base para você realizar uma comunicação
interessante para seu público. O desafio é atrair a atenção das pessoas que você quer diante
de tantas informações que elas recebem. Seu conteúdo deve resolver algum problema,
responder alguma dúvida, ampliar o conhecimento ou trazer alguma novidade. E lembre-se, o
foco de sua comunicação com seu consumidor não deve ser a sua empresa e sim o diferencial
proporcionado pelo seu produto ou serviço.
Agora que você já conhece bem e sabe como atingir seu cliente, fica mais fácil de atrair sua
atenção, que é o topo do funil de vendas e também avançar para a criação de oportunidades,
sendo esta fase o meio do funil e, posteriormente, fechar o negócio.
E, se precisar de ajuda, conte com a CDL Goiânia!