19 de janeiro de 2024
A maior feira do varejo do mundo encerrou nesta terça-feira, dia 16, em Nova York, com mais de 40 mil participantes. A delegação de brasileiros contou com 4 mil pessoas sedentas por escutar as principais novidades do segmento. Sem dúvida, e como era esperado, o pano de fundo do evento foi Inteligência artificial e o uso dessa ferramenta dentro de cada negócio.
Com base em tudo que vi e vivenciei nesta semana em Nova York, destaco 4 pontos para ficarmos de olho:
1. Retail Media: Mais uma alternativa para fomentar o setor
Com o objetivo de criar uma nova linha de receita para as varejistas, a chamada mídia de varejo é uma estratégia publicitária na qual as marcas exibem seus anúncios em espaços oferecidos por varejistas em seus canais de vendas, sejam eles físicos ou digitais. O assunto ganhou muito espaço e esteve presente nos principais painéis do evento. Mas fica o questionamento: como fazer parte desse movimento não sendo apenas um grande varejista.
2. Evolução dos canais de distribuição: precisamos estar onde o consumidor está
E as marcas finalmente estão entendendo isso. Tanto a CEO da Casper Sleep, Emilie Arel, quanto a CEO da Glossier, Emily Weiss, foram enfáticas ao afirmar que a decisão do canal tem que ser onde for mais conveniente para o consumidor. Podemos citar como exemplo a própria Glossier, que durante 10 anos vendia apenas no modelo DTC e se rendeu a novos canais, como Sephora, pensando em crescimento e internacionalização da marca.
3. Gen Z
Impossível falar de geração Z sem citar seus paradoxos: ativismo por causas e modelos mais sustentáveis de um lado e consumo massivo de gigantes chinesas com produtos, por diversas vezes, praticamente descartáveis.
Como se comunicar com uma geração mais consciente e ao mesmo tempo tão efêmera e imediatista?
4. Sustentabilidade
Ponto também de destaque da NRF de 2023, a sustentabilidade esteve presente em todos os painéis das mais variadas formas.
De passaportes digitais para rastrear a cadeia produtiva e de fornecedores de cada item e garantir a qualidade, ética e procedência dos produtos e ainda o grande desafio: como escalar sustentabilidade e obter lucro vinculado ao propósito?
O Retail’s Big Show da NRF dá o pontapé para começarmos 2024 ano levando conosco oportunidades e questionamentos em um ano que, sem dúvida, será desafiador. Mesmo assim, pelos corredores da feira o sentimento foi de otimismo. Esperamos que assim seja.
Fonte: Meio e Mensagem