É certo que o perfil do consumidor mudou ao longo dos últimos anos, impactado principalmente pelas novas tecnologias. Hoje, a maneira de interagir, pesquisar e adquirir bens e serviços é outra. Por isso, para se ter sucesso no varejo não basta apenas ter preço ou um bom atendimento. É preciso ir além. É necessário entender quais as necessidades do cliente e o que sua marca pode oferecer a ele.
O cliente no centro das relações foi um dos principais temas abordados durante a NRF Big Show 2019, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Durante os três dias do maior evento do varejo mundial, além das novas tendências do mercado, falou-se muito sobre a reinvenção da trajetória do cliente durante a experiência de compra.
Durante o evento, por exemplo, Jeff Gennette, CEO da Macy’s, falou sobre a reinvenção da trajetória do novo consumidor. Segundo ele, é preciso facilitar a jornada do cliente, seja quando ele estiver em aplicativos de compra, site ou em lojas físicas. É preciso interação para que essa experiência se torne agradável e resulte em bons negócios.
Aliás, a interação entre lojas físicas e online também foi uma das tônicas dos debates. Isso porque, ao contrário do que se acreditava até pouco tempo, o comércio em ambiente digital não deve acabar com o físico. As lojas físicas estão se transformando para se adaptar às demandas do novo consumidor. Com o cliente no centro dos negócios, a ideia é atendê-lo dentro e fora da loja, ou seja, com o digital e o físico andando lado a lado.
É importante entendermos o caminho que o consumidor de hoje percorre até a decisão de compra. Mapear essa trajetória nos dá subsídios para trabalhar atendimentos personalizados, melhorar nossa marca junto ao público-alvo e, o mais importante, para encantar o cliente.
Geovar Pereira
Presidente do Conselho Deliberativo da CDL Goiânia