Comunicar, mesmo que com máscara

29 de julho de 2020

O utensílio é necessário, mas ela pode dificultar a comunicação no ambiente de trabalho

Vivemos um novo momento na nossa forma de comunicar, algo que nunca imaginávamos em ter que conviver, e que alteraria a nossa forma de nos relacionar. Estou comentando sobre a máscara de proteção, que está fazendo parte dos nossos dias por algum tempo, se tornando um grande desafio em nossas vidas. Ela oferece uma barreira na comunicação, pois existe algo entre quem fala e quem escuta.

O que devemos ressaltar é que a máscara é um equipamento imprescindível para nossa proteção, e que comprovadamente evita que adoeçamos nesse momento. Como garantir então, uma boa segurança e uma boa comunicação entre nós com o uso desse equipamento de proteção?

Uma situação já comprovada que ocorre durante o uso da máscara é a diminuição do nosso volume vocal. Perdemos em intensidade, dependendo do tipo de máscara entre 10% a 20% desse volume, ocasionando um cansaço nas pessoas. Por esse motivo existe uma grande solicitação das pessoas que estão ouvindo alguém com máscara, para que elas repitam o que acabaram de falar, aumentando ainda mais o cansaço vocal e em alguns casos ocasionando outros incômodos.

Em ambiente de trabalho, os incômodos com o uso de máscara já se tornam uma realidade. Algumas empresas estão adotando estratégias como momentos de repouso de diálogos, menos reuniões, conversas mais assertivas e objetivas, e incentivando ainda mais o hábito de beber líquidos. Temos que ressaltar que as pessoas que estão em casa, aos poucos irão retornar ao ambiente de trabalho, e com isso será importante conhecerem essa nova realidade com uso desse equipamento de segurança.

Algumas dicas importantes para o melhor aproveitamento das nossas conversas, para não criar dificuldades de entendimento ao nosso interlocutor.

•  Ajuste correto da máscara para evitar muita proximidade com a boca.
  •  Falar de forma mais pausada.
  •  Pausar ao final de cada frase para uma melhor retomada de ar.
  •  Respirar de forma correta.
  •  Articular melhor com movimentos mais amplos com a boca.
  •  Enfatizar mais as palavras.
  •  Beber líquidos.

Espero que essas recomendações que são simples de serem adaptadas possam melhorar as suas relações interpessoais.  Vamos nos cuidar usando máscara para a nossa proteção, e fazendo o bom uso dela para melhorar a nossa comunicação.

Fonte: Varejo SA

* Adelmo Freire é professor, palestrante e consultor em Comunicação Empresarial. Contato:
(84) 98856-0525. adelmo.freire@uol.com.br