Certificado digital é ferramenta aliada ao uso da tecnologia

Segurança e agilidade são os principais benefícios da identidade eletrônica

 

Quem nunca ficou com dúvida quando ouviu o termo “certificado digital”? Apesar de ser uma novidade para muitos, a ferramenta foi instituída aqui no país em agosto de 2001 pela Medida Provisória nº 2.200. Essa medida ajuda a regular as atividades da Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil) e as suas atividades.

Mas, de forma prática, para que serve o certificado digital? Ele basicamente funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância, com o mesmo valor jurídico de assinaturas realizadas de próprio punho no papel, sem a necessidade de reconhecimento de firma em cartório. Além disso, ele pode ser usado para autenticação, de forma online, em portais oficiais do governo ou prefeitura.

O coordenador de serviços e operação da CDL Goiânia, Cássio Júlio Silva, explica que profissionais liberais, microempreendedores individuais e pessoas jurídicas em geral podem solicitar o documento virtual. “Contadores, advogados, profissionais da área da saúde e até mesmo as pessoas físicas precisam do certificado digital para garantir a autenticidade nas transações eletrônicas e atos na internet”.

 

Benefícios da ferramenta

 

Facilidade na entrega da declaração do Imposto de Renda;


Redução de despesas: Já que o certificado digital dispensa a necessidade de impressão dos documentos, contribuindo para a sustentabilidade;


Segurança: Todo documento assinado digitalmente é bloqueado e não permite adulterações ou fraudes;

Confiabilidade: Devido a troca de dados do certificado digital ser criptografada, terceiros não têm acesso ao documento;


Mobilidade: O certificado digital pode ser instalado em vários computadores ou no celular, sendo possível trabalhar de qualquer lugar. 

 

Tá na hora de fazer o seu certificado digital

 

Para solicitar é muito simples! Basta acessar cdlgoiania.com.br/certificado-digital/ fazer o agendamento e escolher o local de atendimento. Vale lembrar que esse serviço pode ser feito presencialmente para coleta de dados. “Caso a pessoa não possa comparecer, oferecemos também a opção da certificação via videoconferência. Os modelos oferecidos vão desde o A1 para pessoa física e jurídica até o Safe ID”, finaliza Cássio.

Aperte o play e saiba mais

Em que podemos te ajudar?