Carga tributária brasileira é a maior em 12 anos

Goiás fechou 2021 com recorde em arrecadação de impostos

Seja pelo ponto de vista do empresário ou do consumidor, o consenso é que os tributos impactam fortemente os valores dos produtos e serviços. Enquanto o lojista, do lado de dentro do balcão, se desdobra para manter o negócio aberto, buscando formas de driblar os altos impostos e manter a legalidade, o cliente, por outro lado, é desafiado a consumir levando em consideração o teto de gastos familiar.

O malabarismo das duas partes se torna ainda mais impactante quando se vive num país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Estimativas feitas pelo Tesouro Nacional mostram que os impostos brasileiros alcançaram em 2021 o maior patamar em pelo menos 12 anos. Seguindo a tendência, Goiás teve no mesmo período um recorde na arrecadação. Para se ter uma ideia, somente com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foram levantados R$ 21,209 bilhões.

Quais são os principais impostos pagos pelas empresas?

Não existe uma regra idêntica para todos os negócios. Eles variam de acordo com o porte da empresa, segmento e o regime escolhido. Por outro lado, existem os impostos comuns a todos os empreendimentos. Eles são:

• Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);

• Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

• Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);

• Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);

• Contribuição à Previdência Social (INSS);

• Contribuição ao PIS/PASEP;

• Imposto Sobre Serviços (ISS).

Apesar da tentativa dos empresários em minimizar o impacto dos impostos que incidem nos produtos, o consumidor acaba ajudando a pagar essa “conta” com os valores acrescidos nas compras. Uma geladeira, com valor médio de R$ 2.100,00, por exemplo, tem 46,21% de impostos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Isso quer dizer que, sem esse percentual, o preço dessa mercadoria poderia chegar a R$ 1.129,59.

Veja abaixo outros exemplos:

Para contrapor esses excessos, a CDL Jovem de Goiânia(Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) promove no dia 02 de  junho o Dia Livre de Impostos. A data foi criada para mostrar a insatisfação contra a tributação abusiva – fator que limita o poder de compra e dificulta o crescimento do Brasil.

Mais informações sobre o evento serão disponibilizadas em breve.

Fonte: Ascom CDL com informações do Valor Investe

Empresário, participe do Dia Livre de Impostos, divulgue sua empresa aqui.