CDL Goiânia vai a Balneário Camboriú de olho em inovações para seus associados

24 de setembro de 2024
Primeiro dia da 57ª CNCL destacou a importância do uso da tecnologia e das mídias sociais no varejo

A comitiva da CDL Goiânia marcou presença no primeiro dia de programação da 57ª CNCL (Convenção Nacional do Comércio Lojista), realizada em Balneário Camboriú (SC), com o objetivo de compreender as inovações tecnológicas que estão moldando o futuro do varejo. 

Duas palestras sobre o assunto atraíram a atenção dos participantes. A primeira foi conduzida por Guga Schifino, da Linx, que abordou o tema “Inovação e Tecnologia: O Futuro do Varejo”. Schifino enfatizou a necessidade de os empresários se manterem ágeis e abertos às mudanças, destacando que o cliente mudou e a tecnologia é aliada no processo.

“No mundo híbrido o cliente está em todo o lugar. A cada ano cada loja terá menos 10% de clientes entrando no ambiente físico. Isso não quer dizer que o faturamento vai cair, isso significa que os clientes podem estar na internet. O brasileiro é o povo que mais fica na internet’’, explicou Schifino, enfatizando que “a omnicanalidade não é mais uma opção”. 

Daiane Quesada, da empresa Meta, detalhou que plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook têm transformado o relacionamento entre empresas e consumidores, ampliando o alcance das marcas no mercado global. Durante a palestra “Impacto das Redes Sociais no Varejo”, a especialista ressaltou a importância de uma presença digital forte e engajada, mostrando que o uso estratégico das redes sociais pode não apenas aumentar a visibilidade, mas também promover uma conexão mais profunda com o público e se refletir nas vendas. 

De acordo com Quesada, durante a alta temporada de compras que vai de setembro a dezembro, 81% dos usuários desejam promoções relevantes de acordo com suas preferências e 74% desejam recomendações relevantes de produtos alinhados com suas preferências. Diante do cenário, a especialista fez um alerta quanto ao WhatsApp. “Não banalize o uso. Pela facilidade, começamos a mandar coisas que não fazem sentido e o consumidor acredita na personalização. Se não tomarmos cuidados com as estratégias, com a linguagem, não construiremos conexão com o cliente e isso pode se tornar algo que vai contra a sua marca”, explicou. 

Liderando uma comitiva de 24 pessoas, Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, explica que é papel das entidades de classe apoiar o desenvolvimento das empresas associadas e apresentar novidades que são discutidas em grandes eventos.

“O nosso varejo está em constante mudança. É por isso que queremos levar para Goiânia coisas importantes que foram demonstradas sobre a aplicação da tecnologia no comércio. Nem todos os lojistas podem estar aqui. Mas a CDL Goiânia vai replicar o conteúdo localmente”, afirma. 

A programação da 57ª CNCL terminou neste sábado (21) com mais dois painéis e uma palestra do filósofo e professor Mario Sérgio Cortella com o tema “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/CDL Goiânia 

Foto: CNDL

Gostou do conteúdo? COMPARTILHE
Em que podemos te ajudar?